sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Amizade no trabalho: É possível criar laços?



A mesa empilhada de papéis, a pressão da competitividade, rotinas cada dia mais intensas. Tanta correria, aonde fica a afetividade no ambiente de trabalho?

Se passamos mais tempo no trabalho do que em casa, é claro que criar relações de amizade é quase que inevitável.

A professora Yvette Piha, do Instituto de Psicologia da USP acredita que "O uso das novas tecnologias e a crescente terceirização da produção têm diminuído os espaços de socialização dentro das empresas". Por outro lado, as empresas investem pesado em programas motivacionais que mostram a importância do trabalho em equipe.

Na realidade, acredita Yvette, o que deve permear os obejtivos da equipe são as relações amistosas com os colegas de trabalho, a gentileza na hora de se reportar aos demais integrantes da equipe. Pois, sentimentos negativos podem fazer com que as pessoas não desejem estar naquela equipe ou naquela empresa. Isto, consequentemente, poderá comprometer a qualidade dos resultados.

O fato, é que as exigências do mundo moderno faz com que as relações tornem-se cada vez mais superficiais. As pessoas estão mais preocupadas em montar sua rede de contatos do que em criar verdadeiras relações.

Yvette acredita que, o importante é não fazer os colegas de trabalho de confessionário para os problemas pessoais. Mas, uma boa conversa no horário de almoço, um convite para uma atividade em grupo no fim de semana, estreitam as relações de amizade, pois se as pessoas são movidas pelo sentimento. Isso irá contribuir tanto para a vida pessoal quanto profissional de todos.


Fonte: www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/.../0comportamento.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário