sexta-feira, 1 de abril de 2011

Meritocracia nas empresas

Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) significa "premiar" os funcionários pelo seu desempenho e resultados alcançados, levando-os aos postos mais elevados na hierarquia através de seus próprios méritos.


As empresas mais competitivas implementam a meritocracia para reter seus talentos antes que a concorrência assim o faça. Esse é o desejo de todo funcionário, ser promovido. E o papel do gestor saber de quem será o mérito.

Com a meritocracia, serão analisados pontos como, comprometimento com as tarefas, relacionamento dentro da empresa, dessa forma, os colaboradores ficam mais motivados, sentem-se reconhecidos por seu trabalho e não temem o peso do famoso QI (quem indica), que existem em muitas empresas desde que a política do gestor permita.

Como desvantagem, esse sistema de avaliação gera insatisfação de alguns funcionários, sinalizando que podem haver pequenas divergências a serem tratadas, como ciúmes e as famosas fofocas, comprometendo outros resultados. Mas para isto, entra em cena a Gestão de Pessoas, que em outro momento falaremos melhor.


Vejo vocês no próximo post!

Indicação de leitura:
http://br.ibtimes.com/articles/19787/20110222/9-dicas-bvias-para-ser-promovido.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário