sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ética do eleitor!

Revirando meus arquivos, encontrei um texto do ano de 2010 mas, que se aplica aos dias atuais. Trata-se do editorial da revista Fenacon escrito por seu presidente (na época) Valdir Pietrobon e é um prazer dividir com todos vocês. Leia trechos:

Banalização da Ética

          "Em época de eleição, fala-se muito em ética. Nas ruas, na televisão, nos jornais, em todos os lugares. Mas aí é que devemos nos questionar: o que é ser "ético"? A palavra ética vem do grego "ethos", que significa dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.
          Porém, infelizmente, é justamente ao oposto de todos esses princípios que costumamos ligar a imagem dos gestores públicos em nosso País. Isso porque somos sobressaltados diariamente por notícias de corrupção e desvio de dinheiro público. A falta de transparência com nossos bens está na agenda da sociedade.
          Certo é que o Brasil é caracterizado por ter uma cultura política influenciada pela herança colonial patrimonialista, ou seja, o nepotismo, o favoritismo e o clientelismo são visíveis.
          E quais seriam os motivos para essa conjuntura até os dias de hoje? Falta de fiscalização? Impunidade? Consciência do eleitor?"
(...)
Valdir Pietrobon
Editorial Fenacon - Mar/Abr 2010.


     Faço das perguntas de Pietrobon as minhas perguntas a todos os leitores. Neste domingo cada um de nós teremos a oportunidade de responder a estas questões e, talvez, de reverter algumas mazelas sociais.           Apontar a causa do problema não resolve. Por isto, faço um apelo: É hora de amadurecer nossas ideias acerca de uma sociedade mais justa e democrática, sem pregar utopias e eleger pessoas que estejam comprometidas em lutar pelas causas e anseios da população. VOTE CONSCIENTE!


Gabriele Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário