sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dívidas no cartão? Dicas para uma boa NEGOCIAÇÃO.

Você pagou o valor mínimo no primeiro mês. No segundo mês ainda não conseguiu pagar o valor total? Com certeza isso se tornará uma bola de neve ambulante!

No post passado falamos sobre o limite rotativo do seu cartão e que NUNCA deve optar pelo pagamento mínimo da fatura, exceto extrema necessidade. Mas se ainda não havia lido nossas dicas e agora está com aquela dívida no cartão de crédito e não sabe o que fazer, o conselho é procurar uma NEGOCIAÇÃO!


Negociar uma dívida com a administradora do cartão ou qualquer instituição financeira é sempre um bom negócio, pois permite que você pague menos no final das contas. Mas, por que alguém estaria disposto a diminuir minha dívida e receber menos? Simplemente porque renegociando o credor aumenta as chances de receber o que lhe é devido. A questão é encontrar um valor que mais beneficie e deixe a outra parte disposta a te conceder. Para uma negociação ser mais satisfatória, considere as seguintes dicas:

  1. O NÃO você já tem: não desista se receber um belo não, pois este você já o tinha. O credor precisa saber que as chances de você pagar e dele receber, aumentam;
  2. Aceitar a primeira oferta não é negociar: negociar é discutir termos, oferecer propostas e contra-propostas;
  3. Procure ajuda especializada: se a dívida for alta e você se confundir com taxas, que por vezes podem ser abusivas, procure alguém do ramo para lhe orientar ou até mesmo o Procon;
  4. Priorize dívidas: procure negociar a dívida que tiver juros maiores, pois serão rapidamente refreadas;
  5. Cancele o cartão: se você mantiver o cartão ativo, estará aumentando a dívida a cada mês;
  6. Não aceite uma proposta por aceitar: SAIBA que a negociação serve para você CONSEGUIR honrar seu compromisso. Se a proposta ainda não cabe no seu orçamento, não aceite. Na maioria das vezes, a própria administradora entra em contato com você oferecendo outra proposta.
  7. Renegocie se necessário: no meio das parcelas, você não consegue mais continuar honrando a dívida, procure o credor, explique sua situação e renegocie.
Olhar o credor nos olhos e dizer que não pode mais pagar é algo muito doloroso, mas, não vergonhoso. Saiba que, milhões de brasileiros passaram e passam por essa mesma situação. Você deve se orgulhar, pois estará se possibilitanto honrar com os seus compromissos. Negociar, não é dar calote, é apenas assumir suas dificuldades financeiras e o primeiro passo para conseguir superá-las.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário