terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bate Bola com o 1º Período de Adm 2011.1

Salveee Pessoal!

Mais um ano letivo começou e muitos alunos ingressando na vida acadêmica!Quando saímos do ensino médio existe um leque de opções de cursos e desafios a nossa frente.Muitos já sabem qual curso querem, outros porém, não tem a mínima idéia do que decidir para o futuro.Pensamos então em ver o que se passa na cabecinha desses jovens e verdes frutos novatos da Fajolca em relação ao curso que escolheram (Administração),quais sua aspirações,expectativas e opiniões a cerca do mercado de trabalho aqui no nosso estado Pernambuco.

Em uma roda de discussão estavam presentes os seguintes alunos do 1º período de ADM 2011.1 : Renata Pereira,Claúdia Carvalho, Priscila Ribeiro,Tiago Souza, Débora Soares, Renata Siqueira, Elisafe Martins e Emerson Silva.

Sabendo que dentre as Habilidades do Administrador estão: Saber decidir e solucionar problemas,Saber lidar com pessoas,comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos,Tendo Visão sistêmica...Perguntamos a eles o porquê da escolha do curso de Administração.As respostas foram divergentes,uma vez que cada cabeça é uma cabeça néh?

Optaram pelo curso por trabalharem na área,por incentivo dos pais,pelo mercado de trabalho...Muito chamou a minha atenção o depoimento de Emerson Silva :

‘’ A administração sendo um curso muito amplo,me abre muitas portas.Algumas práticas administrativas já foram feitas por mim.Meu envolvimento com as disciplinas está me favorecendo tanto para vencer a timidez quanto no âmbito profissional’’

Já para Renata Pereira :

‘’O curso de Administração não era minha prioridade.Dentre os cursos que poderia ter escolhido,optei por Administração pelo fato de abranger a área na qual trabalho.’’

Segundo Claúdia Carvalho :

‘’Meu envolvimento é primeiramente com a pintura,mas por falta de opção escolhi Administração..Estou gostando do curso’’

Renata Siqueira resaltou : ‘’Me identifico totalmente com o curso pelo fato da liderança,área com a qual sempre me identifiquei’’

Débora Soares falou também da amplitude do curso e disse estar gostando!

Percebemos então como a princípio divergem as escolhas e opções de curso...Numa das perguntas feitas sobre as expectativas em relação ao curso foi unanime que é a preparação para o mercado de trabalho,alguns pensam em especialização devido a concorrência..Todos se mostraram empenhados e com força de vontade para otimizar o curso,com dedicação e determinação para enfrentar os desafios que não são poucos.

Perguntamos também quais as características pessoais que cada um tinha que eram típicas de um Administrador.Quatro delas se sobrepõe:Iniciativa,Liderança,Comando,Criatividade!

Em sumo é isso mesmo A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos.E esses alunos tem,cada um em sua particularidade,seus próprios objetivos,metas e planos.. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos).Desejo muita sorte a todos eles e que tenham sabedoria para aproveitar essa oportunidade que estão tendo.

Agradeço a entrevista cedida por eles,também ao professor Paulo Roberto ( que está sempre apoiando agente aqui no blog), aos blogueiros que fizeram a roda de discussão : Fábio,Gaby,Renata e Gabriele.


e que tenhamos em mente :

‘’É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa.’’

Confúcio

Enjoy :)

Maria Gaby.

3 comentários:

  1. É bom ver colegas de classe empenhados na construção de sua carreira profissional. Gostei muito do depoimento deles.
    E realmente tudo isso é verdade! Ninguém faz um curso superior por acaso, mas busca algo no futuro que atenda as suas expectativas pessoais e familiares.
    Parabéns ao blog por essa entrevista e aos estudantes da minha sala =D que fizeram questão de expressar suas opiniões. Até logo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos blogueiros! Sucesso durante este semestre!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos meus colegas de turma pela bela entrevista, relas seus depoimentos e opiniões expressados, que são de muita importância para as pessoa que estão fazendo o curso. Sucesso para todos. Valeu !

    ResponderExcluir