sábado, 4 de dezembro de 2010

Kaizen e a melhoria contínua

Nesta semana de provas, andei examinando o quanto do meu tempo eu tenho dedicado realmente aos estudos. E descobri que precisava dar mais de mim. Me deparei com todas as disciplinas para revisar e me fiz a seguinte pergunta: Por que o tempo passa tão rápido?

Foi em busca da resposta que notei que as mudanças teriam de ser internas. Não tinha nada a ver com as disciplinas nem o tempo que corria sem me esperar.

Então, um amigo me falou sobre o conceito de Kaizen. A palavra de origem japonesa, significa "Kai", mudança e "Zen" para melhor, ou como é mais conhecido "melhora contínua". Trata-se de uma filosofia japosesa retomada das ideias da Administração Clássica e de Taylor e as críticas delas decorrentes.

Visa a melhoria contínua não apenas da empresa, mas também das pessoas. Para o Kaizen, nenhum dia deve passar em branco sem que algo tenha sido melhorado. Parte do princípio que as mudanças devem começar pela cabeça das pessoas, para que o corpo não venha a padecer. No caso da empresa, a mão-de-obra, passa a ser cabeça-de-obra, pois a melhoria não acontece apenas na sala da gerência.

Uma analogia conhecida é a de uma história chamada "O Tesouro de Bresa", na qual um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar. Depois, é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O processo de melhoria não deve acabar nunca, e os tesouros são conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem é mais importante que o destino.


Foi bastante esclarecedor que na vida pessoal não é nada diferente. Essa "viagem" que é a faculdade, precisa ser melhor APROVEITADA. Precisamos abrir a janela e ver as paisagens, assim como em uma viagem de verdade. A janela no caso é a nossa mente, a paisarem, nosso futuro. Perdemos tanto tempo pensando, analisando, planejando, sem partir para a ação da mudança. Pensamos sempre em mudar. Mas será que realmente mudamos? Será que realmente nos desafiamos a isto?

Você é hoje, fruto do que fez ontem. Será amanhã, o que faz hoje. Não precisa sair correndo e puxar a âncora, pois pode não estar preparado o bastante para as adversidades. Melhore 1% cada dia. Seja no que for. Na leitura, na gentileza, no modo de fazer tudo o que faz.

Lembre-se: "A viagem é mais importante que o destino."

Bom fim de semana a todos!!!





2 comentários:

  1. A verdade é que agente desperdiça o tempo como se ele fosse infinito..e por mais facil que pareça ser, mudar é dificil ...é necessario além de força de vontade controle na ''cabeça'' que é por onde realmente devem começar..qntas coisas escondem nosso inconsciente hein ?Vivemos num mundo real, cheio de desafios e complexidades que escapam a maioria de nós. Somos de um modo geral, sujeitos. E o que isto significa? Que sofremos da síndrome do "deixa a vida nos levar" e isto tem um significado muito especial quando se trata de trabalho,faculdade...

    A viagem é importante sim...mas ''Se você não sabe onde quer ir, todos os caminhos levam a lugar nenhum."

    beeijão XD

    p.s :ótimo post

    ResponderExcluir