quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prêmio JC Recall de Marcas 2010 - O Top of Mind dos pernambucanos


Desvendar qual a primeira marca que vem na mente dos pernambucanos é a missão anual do Instituto Harrop com a Pesquisa Recall de Marcas. Este ano está na 13ª edição, apresenta novidades, como, a Recall Verde que é a empresa mais lembrada quando se fala em sustentabilidade, Recall Desempenho, avaliou a marca que mais cresceu em um ano e a Top Recall, empresa lembrada espontaneamente.

Veja os Tops de algumas categorias:

Recall Verde

Natura - conhecida pela atuação de empresa sustentável.

Recall Desempenho

Água sanittária Brilux - marca que apresentou maior variação positiva em relação a ela mesma, entre 2009 e 2010.

Top Recall

O mais interessante e com pouca surpresa, foi quando os entrevistadores perguntaram: Quando eu falo em marcas em geral, de qual marca o Sr. (Sra.) se lembra imediatamente? A Coca-Cola foi a vencedora. Lembremo-nos que está presente em 232 países, mais que a ONU, em 189!

Na pesquisa, também foi mantida a liderança de algumas marcas, como, Pitú (categoria aguardente), Esposende (sapataria), Shopping Center Recife (Shopping center), Bompreço (supermercado) e Tabira (loja de material fotográfico). Contamos ainda com a liderança de uma jaboatonense, a Vitarella, líder em Alimentos em geral, nas categorias macarrão e bolacha cream cracker.

Segundo o diretor do Instituto que leva seu nome, Robert Harrop, "É melhor uma marca estar na cabeça das pessoas que nas prateleiras."


Uma questão de classe

Com o mercado de imóveis aquecido, a Moura Dubeux, empresa vencedora na categoria construtora de imóveis, está de olho nos potenciais compradores de produtos mais econômicos, lançou em 2006 a Vivex, voltada para imóveis de médio porte, de até R$ 220 mil. "Para alcançar as classes C e D, temos visto muitos casos de empresas criando uma marca alternativa ou ainda se juntando para lanças empreendimentos de grande porte." Declarou o presidente da Associação de Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Alexandre Miranda.

Algumas empresas deixam de investir em propaganda, diminuindo suas porcentagens para o marketing, sinal de que não prestam a devida atenção ao cinsumidor, que hoje está com maiores desejos e maiores exigências também. Não é apenas a qualidade de marca que faz a diferença na hora da compra do produto, mas questões psicológicas estão ligadas na hora da decisão de qual produto levar pra casa. O que essas empresas precisam saber, é que, quem investe em propaganda, o consumidor manda lembranças!

Ps.: Essas questões vem sendo discutidas a fio pelo professor Arnoud Mattoso, especialista na área de Marketing.

Abraços...

Fonte: Revista Prêmio Recall de Marcas 2010 do JC do dia 10/11/2010.

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