terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ih! Deu branco e agora?


Quem nunca passou por essa situação de se perguntar: O que eu estava dizendo mesmo? Pois é, justo na hora que mais precisamos, seja para lembrar o nome de alguém, aquele número de telefone importante ou naquela questão da prova, somos acometidos pelo famoso "deu branco".

De acordo com a psicologia, a memória “volátil” que usamos para lembrar coisas triviais seleciona tudo que é mais importante e passa para a memória "permanente" enquanto estamos dormindo. Por esse motivo, pessoas que têm distúrbios do sono como insônia, sonambulismo e apnéia (ronco) tem mais dificuldade de concentração e mais problemas de esquecimento.

A habilidade de armazenamento deve ser cultivada na hora que as informações estam sendo prestadas, ou seja, se a pessoa que não gosta de um determinado assunto e diz repetidas vezes, fecha as portas da memória “volátil” impedindo que essas informações sejam enviadas para a memória "permanente".

Descubra qual é o seu tipo de memória

Memória visual - pessoas que precisam estudar usando a leitura, os desenhos e os esquemas gráficos para serem bem-sucedidos no armazenamento de conteúdo.
Memória auditiva - o conteúdo a ser memorizado deve ser verbalizado, os textos devem ser lidos em voz alta e discutidos com outras pessoas.
Memória sinestésica - relacionado aos movimentos que devem ser feitos para associar idéias.

Como melhorar a memória?
  • Palavras-cruzadas - são um bom exercício para a memória e para o raciocínio lógico.
  • Alimentação - adicionar alimentos saudáveis e acrescentar pães, cereais, legumes e frutas em seu cardápio é primordial, pois estes alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para a manutenção do cérebro e da memória.
  • Método de repetição ajuda no arquivamento de informações, pois faz o cérebro crer que aquela informação é importante e por isso, armazena-a.
  • Procure associar idéias a fatos ou a outras idéias para criar um sistema de conexões, o que faz você lembrar de uma coisa quando esquece de outra.
O que não fazer?

Ansiedade e nervosismo são os principais inimigos da memória e, por esse motivo, devem ser controlados, por exemplo, com exercícios de respiração. Essa é uma maneira eficaz de se evitar os famosos “brancos” e lapsos de memória.

Agora, coloquem todas as dicas em prática para a semana de provas e bons estudos!

Fonte: Brasil escola com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário