sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saiba como descartar objetos que têm mercúrio

MERCURIOContato com o metal, que é altamente tóxico, pode causar problemas renais, respiratórios e até danos irreversíveis no sistema nervoso

No começo do mês de outubro, 12 pessoas foram hospitalizadas, na cidade de Rosana, interior de São Paulo, depois de entrar em contato com mercúrio depositado em 20 frascos jogados em um terreno municipal. As vítimas apresentaram febre, diarreia, vômito, irritações na pele e duas crianças ficaram internadas por uma semana.

A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) interditou a área onde o material foi encontrado, o município foi multado em R$ 82 mil e uma investigação está em andamento para se descobrir a procedência dos objetos. Casos como este escancaram dois problemas sérios: quão perigoso é o contato com metais pesados, como o mercúrio – que está presente nas nossas casas em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias de notebook e celular –, e o descaso do cidadão e do poder público com o descarte desse tipo de material.
Fernando Barbosa Jr., professor de toxicologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, alerta que o simples contato com uma lâmpada fluorescente ou com um termômetro, após a quebra, pode levar à inalação de vapor de mercúrio proveniente do material e, mesmo em baixas quantidades, causar febres, tremores, sonolência, náuseas, fraqueza muscular, delírios, reflexos lentos e dores de cabeça.

O contato direto do mercúrio com a pele e os olhos causa coceira e vermelhidão, como se fosse uma irritação alérgica. A ingestão pode provocar úlceras no estômago. E uma exposição mais duradoura interfere no metabolismo celular, resultando no mau funcionamento de rins, fígado, pulmão e cérebro.

O contato do mercúrio na pele é menos prejudicial do que inalar. “Se a inalação ocorrer com elevadas quantidades, ela pode ser fatal. Crianças são muito mais suscetíveis aos efeitos tóxicos”, diz Barbosa Jr. Elas são particularmente vulneráveis porque o mercúrio interfere no sistema neurológico, ainda em desenvolvimento em bebês e crianças. A exposição ao vapor do metal nesta fase da vida pode reduzir as capacidades cognitivas, de memorização, atenção, aquisição de linguagem, habilidades motoras e noção de espaço.


O que fazer
Quando uma lâmpada ou termômetro contendo mercúrio é quebrado, a primeira atitude é isolar a área, fechar portas e janelas e usar um equipamento mínimo: máscara cirúrgica descartável e luva reforçada para que não haja o risco de contato. Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água. Após a limpeza, deve-se abrir novamente portas e janelas para ventilar o ambiente.

O recipiente com o mercúrio tem de ser bem vedado com fita adesiva e entregue a um dos locais que fazem o descarte correto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda depositar o material nos pontos que recebem pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes (veja a lista abaixo), já que as empresas que fazem o recolhimento são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

Em 2008, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) editou a Resolução 401/08,  responsabilizando os produtores sobre o descarte correto de objetos que contêm mercúrio, porém somente para pilhas e baterias em geral. Em agosto deste ano, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento cria a logística reversa, obrigando fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a recolher certos produtos, após o uso pelo consumidor final. O programa prevê o recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. A regulamentação da logística reversa deve se apresentada até o final de novembro. A partir de sua publicação, as empresas têm até 2014 para se adaptar à nova lei. Enquanto o processo segue seu curso, já é possível descartar corretamente em razão de algumas iniciativas.

O descarte correto
Antes mesmo de a PNRS ser aprovada, algumas lojas, supermercados e drogarias já recolhiam o material residencial com mercúrio, realizando a logística reversa. Alguns sites especializados ainda reúnem listas com endereços para se fazer o descarte correto.

Pilhas e baterias
Banco Real

Lâmpadas fluorescentes
Philips - Tel.: (11) 2121-0203 (Grande São Paulo)/ Tel.: 0800-701-0203 (demais cidades)

Termômetros
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, de acordo com o Disque Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

Saiba mais onde o mercúrio é usado:
> Termômetros
> Lâmpadas fluorescentes
> Barômetros
> Baterias
> Amálgamas dentários
> Laboratórios médicos e hospitalares
> Indústria
> Mineração

O que pode ocorrer com quem fica exposto ao mercúrio:
> Febre
> Tremores
> Sonolência
> Delírios
> Fraqueza Muscular
> Náuseas
> Cefaléia
> Reflexos Lentos
> Memória falha
> Mau funcionamento dos rins, fígado, pulmão e sistema nervoso

Fonte: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/saiba-como-descartar-objetos-que-tem-mercurio

O Poder da Escolha

A todo instante fazemos escolhas em nossas vidas.
Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha.
Escolhemos sair ou ficar em casa, escolhemos terminar o trabalho hoje
ou deixar para amanhã, se queremos andar com fulano
ou com qualquer outro tipo de pessoa...
Tudo na vida é uma questão de escolha.

O fato é que as escolhas têm conseqüências.
Todas as escolhas têm conseqüências!

O que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho,
realizar um sonho, conquistar uma meta
iremos pagar um preço por isso.
É uma escolha.

Podemos perder algo, mas também podemos ganhar algo.

A dica é que você reflita sobre suas atitudes,
procure ser menos impulsivo e perceba que não existe
o certo e o errado: tudo é uma questão de valorização
pessoal e uma avaliação sobre "o que se ganha e o que se perde"
com cada escolha que fazemos.

Não quero aqui, de forma alguma, pregar minha escala de valores,
tampouco julgar suas escolhas, apenas alertá-lo (a) que, se estiver
consciente das conseqüências, talvez sua vida comece
a ter resultados mais acertados a cada dia.

Lembre-se: Todas as escolhas têm conseqüências, reflita antes de agir.
Acredite: você terá mais liberdade de dizer sim ou não para os eventos
de sua vida e com certeza irá se arrepender bem menos
de resultados diferentes dos esperados.
(forte abraços amigos!)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NÃO COMA NADA ANTES DE CHEGAR NA FACULDADE PORQUE...



... amanhã, 28, teremos a praça de alimentação CIA DO LANCHE no espaço cultural da Fajolca, das 19:30 as 21:00.

Haverá muitas comidas deliciosas esperando por você, tudo com muita criatividade, higiene e bom gosto!

E não esqueça: NÃO COMA NADA ANTES DE CHEGAR NA FAJOLCA AMANHÃ!!!

Organização: 4º período de Administração.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palestra nesta quarta-feira, dia 20.




O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, sessão Ipojuca, Cláudio Duarte Oliveira, faz palestra nesta quarta-feira (20), às 19h, no auditório Ruth Lacerda, da Fajolca.

A palestra vai abordar as oportunidades de mercado da região da Mata Sul, incluindo Suape, Ipojuca e arredores.

O evento será para os alunos do 4° período de Administração, mas é aberto a outros públicos.

Contamos com sua presença!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fajolca em Ação tem nova data: 06/11




O Projeto Fajolca em Ação faz parte do Dia do Ensino Responsável, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). O sétimo período do curso de Administração está à frente das atividades, coordenadas pela Profa. Ana Karina Lessa.

Todos os alunos, professores e funcionários devem participar deste dia. Será uma ótima oportunidade para demonstrarmos amor ao próximo através de atividades práticas, que fazem e diferença.

Estaremos divulgando a agenda das atividades deste dia em breve. Para envolver-se, entre em contato com o coordenador de seu curso.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Por que o importante é não parar de fazer perguntas?

Por Paulo Campos, Mochileiro Corporativo.

Www.vocesa.com.br


As perguntas nos fazem pensar e aprender. A qualidade do nosso aprendizado para qualquer assunto ou conceito depende da quantidade e do fluxo das perguntas que fazemos. As perguntas aperfeiçoam o conhecimento e provocam outro olhar e uma nova perspectiva. Ao fazer uma pergunta você também está demonstrando interesse pelo assunto. Quando ouvimos alguém responder nossos questionamentos apreciamos seu esforço e sua atenção.

Na história da humanidade, fazer a pergunta certa foi sempre considerado a marca de um homem sábio. O que torna uma pergunta boa? De bate pronto, vem aquela cena de sala de aula quando o aluno Joãozinho faz uma indagação e o professor, depois de três segundos pensando, responde: “Boa pergunta Joãozinho”! O professor começa um processo frenético de buscar nos seus arquivos mentais, na pasta específica, o documento que tem a resposta. A reflexão para pensar antes de responder uma pergunta é um indicador de que você formulou uma boa questão. A reflexão envolve recordar, pensar, imaginar, dar sentido, significado ao assunto e, principalmente, tentar se fazer entender.

Pergunta e reflexão dão tempo às mentes dos envolvidos a funcionar. Esses segundos para refletir após uma indagação permitem que o diálogo aconteça de forma mais produtiva e interessante. Rubens Alves, no seu clássico texto Escutatória, ressalva que damos pouco valor ao escutar e muito ao falar: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir”. Como líder, é necessário que você aprenda a ouvir para que possa ser ouvido. Uma habilidade importante para ser um bom líder é saber fazer perguntas pertinentes e também permitir que os outros as façam. Grupos onde “fazer perguntas” não é bem visto ou a quantidade de questionamentos feitos semanalmente nas reuniões é pequena, pode também ser um sinal de ambiente de trabalho autoritário. A liberdade de poder não concordar com tudo é fundamental para provocar as centelhas das grandes e boas ideias. Quando a intenção da pergunta é promover o aprendizado, estimular a reflexão ou permitir a dúvida, as pessoas sentem-se motivadas a contribuir e começam a perguntar: E se…? Esse é o início do processo que gera a tão almejada interação entre as pessoas.

Outra estratégia para fazer boas perguntas é evitar o começo da frase com a palavra ‘COMO’ e iniciá-la com ‘DE QUAIS MANEIRAS’… No segundo caso, você já indica que existem diferentes caminhos a serem seguidos e passa a não se preocupar com a primeira resposta ou com a resposta certa. Esse impulso natural de fazer afirmações e julgamentos deve ceder lugar ao ato de ouvir, perguntar e refletir. No processo criativo, começamos pela geração de uma boa quantidade de ideias para depois trabalhar na escolha e na qualidade das ideias. Fazer perguntas é fundamental na prática da Criatividade e, a partir daí, se chegar à Inovação.

E aqui vai uma Dicaduka: Ao invés de perguntar ao seu colega de trabalho: “O que você está aprendendo no curso de Negociação?”, pergunte a ele: “Quais foram as perguntas que você fez no curso?”. Ou, em outro cenário: ao invés de repetir a mesma (e automática) pergunta para o seu filho “Como foi o dia na escola?”, você o surpreender e disser: “Qual pergunta você fez hoje para a professora?”. Fique atento à resposta e divirta-se! E depois me conte o resultado. Já fiz isso com o meu filho Henrique, de sete anos, e garanto que foi um momento muito estimulante e de cumplicidade para nós dois.

Fonte:http://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/2010/10/12/por-que-o-importante-e-nao-parar-de-fazer-perguntas/


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Liderança a 700 metros da superfície

O assunto mais comentado pelo mundo nos últimos dias é, de fato, o resgate dos 33 mineiros soterrados na mina San José, no norte do Chile. Mas diante do real episódio, observei algo muito interessante (e emocionante) para a nossa reflexão: a liderança.

Em meio a um grupo de 33 homens que não veem a luz a mais de dois meses, soterrados a 700 metros, obrigados a manter uma convivência mais humana possível dentro de um cenário dramático, um homem chamado Luis Urzúa, de 54 anos, lidera o grupo.

Como estudante de Administração, sei o quanto é difícil exercer influência sobre as pessoas, o quanto nos é recomendado desenvolver a liderança. Mas me digam caros colegas, se Luis Úrzua, como mineiro, algum dia ouviu falar sobre Teoria das Relações Humanas ou leu algum livro de Gestão de Pessoas, de Chiavenato? Bom, pode ter lido, é pra isso que existem as livrarias, mas a palestra do Erick tenho certeza que ele não assistiu! O surpreendente é o “espírito de liderança” que desenvolveu, visto as condições que se encontravam, no limite da vida.

Um membro da equipe que coordena o resgate resumiu nesta segunda-feira (11) a situação ao jornal chileno El Mercurio:

- Ao final, sairá o chefe, o trabalhador com maior hierarquia. Como nos barcos, o capitão é o último a sair.

Há alguma dúvida que para ser um verdadeiro líder, deve-se superar os próprios limites e amar a sua equipe?


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas para o feriadão

Neste feriadão, tem tanta coisa pendente que agente nem sabe por onde começar, não é? Até ficar sem fazer nada é uma opção (risos)!

Mas o que vale mesmo é sair e aproveitar, então segue algumas dicas legais para desfrutar ao máximo esses dias de folga:

Cinema nacional: Estréia Tropa de elite 2
Porto de galinhas: Sábado a noite, show de Nando Reis, Nós 4 e Banda Ed.
Praias: Aproveitar o sol com economia, visitem os quiosques de Aver-o-mar em Sirinhaém, as comidas são uma delícia.
Shopping: Para os querem passear com os filhos sem ir muito longe, o shopping Costa Dourada está com oficinas de origame e teatrinho de fantoches nos fins de semana de outubro. Ônibus de graça nas paradas do centro do Cabo.


Bom, eu já fiz a minha programação, fui....

Tenham um ótimo feriado!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ih! Deu branco e agora?


Quem nunca passou por essa situação de se perguntar: O que eu estava dizendo mesmo? Pois é, justo na hora que mais precisamos, seja para lembrar o nome de alguém, aquele número de telefone importante ou naquela questão da prova, somos acometidos pelo famoso "deu branco".

De acordo com a psicologia, a memória “volátil” que usamos para lembrar coisas triviais seleciona tudo que é mais importante e passa para a memória "permanente" enquanto estamos dormindo. Por esse motivo, pessoas que têm distúrbios do sono como insônia, sonambulismo e apnéia (ronco) tem mais dificuldade de concentração e mais problemas de esquecimento.

A habilidade de armazenamento deve ser cultivada na hora que as informações estam sendo prestadas, ou seja, se a pessoa que não gosta de um determinado assunto e diz repetidas vezes, fecha as portas da memória “volátil” impedindo que essas informações sejam enviadas para a memória "permanente".

Descubra qual é o seu tipo de memória

Memória visual - pessoas que precisam estudar usando a leitura, os desenhos e os esquemas gráficos para serem bem-sucedidos no armazenamento de conteúdo.
Memória auditiva - o conteúdo a ser memorizado deve ser verbalizado, os textos devem ser lidos em voz alta e discutidos com outras pessoas.
Memória sinestésica - relacionado aos movimentos que devem ser feitos para associar idéias.

Como melhorar a memória?
  • Palavras-cruzadas - são um bom exercício para a memória e para o raciocínio lógico.
  • Alimentação - adicionar alimentos saudáveis e acrescentar pães, cereais, legumes e frutas em seu cardápio é primordial, pois estes alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para a manutenção do cérebro e da memória.
  • Método de repetição ajuda no arquivamento de informações, pois faz o cérebro crer que aquela informação é importante e por isso, armazena-a.
  • Procure associar idéias a fatos ou a outras idéias para criar um sistema de conexões, o que faz você lembrar de uma coisa quando esquece de outra.
O que não fazer?

Ansiedade e nervosismo são os principais inimigos da memória e, por esse motivo, devem ser controlados, por exemplo, com exercícios de respiração. Essa é uma maneira eficaz de se evitar os famosos “brancos” e lapsos de memória.

Agora, coloquem todas as dicas em prática para a semana de provas e bons estudos!

Fonte: Brasil escola com adaptações.

domingo, 3 de outubro de 2010

ELEIÇÕES - VOTE NO PROGRESSO

Neste domingo acontece as eleições. Vote na proposta do candidato que trará melhores benefícios ao País.

Analise as intenções de cada um, baseado na vida política e nos debates que você assistiu. Não fique isento de escolher os representantes do seu estado e país.